
Categoria: Artigos
Data: 08/07/2025
"O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres..." (Lucas 4.18)
Munus Triplex é um termo latino que significa “tríplice ofício”. Usado na teologia para se referir aos três papéis que Jesus Cristo desempenha na história da salvação: profeta, sacerdote e rei. Sobre seu ofício de profeta, o que podemos entender à luz das Escrituras? No Antigo Testamento os profetas eram os porta-vozes de Deus, ou seja, mensageiros. A Bíblia apresenta Jesus como profeta no sentido de que ele é aquele que conhece a vontade do Pai e a comunica fielmente aos homens.
Em outras palavras, podemos afirmar que sem o ofício profético de Cristo não haveria qualquer possibilidade de conhecimento sobre quem é Deus e qual a sua vontade para nós. Por isso, Jesus como profeta é a suprema revelação de Deus para o homem. Ao longo de seu ministério, Jesus cumpriu a profecia de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18,19).
Como profeta, Jesus é a própria palavra de Deus encarnada. Seus ensinamentos são profundos, desafiadores e transformadores. Ele revelou a verdade sobre Deus, sobre o homem e sobre o propósito da vida.